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Inteligência artificial nas empresas

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Ainda que às vezes passe despercebida, a inteligência artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente. E, ao contrário do que possam nos fazer acreditar certos filmes de ficção científica, essa tecnologia tem a função de facilitar as operações, trazendo mais agilidade e qualidade de vida.

Em um momento de ruptura dos processos analógicos, é propício que as empresas apostem na IA para otimizar suas atividades. A tecnologia tem sido impulsionada pelos avanços em cloud computing, pelos aprendizados de máquina e pelos algoritmos modernos. Isso permite uma revolução em diversos dos setores da companhia, como logística, segurança e atendimento ao público.

O interesse em aplicar a inteligência artificial nos negócios tem permitido uma redução significativa nos preços dos sistemas, já que a concorrência no setor está se acirrando. Com as soluções tecnológicas ficando mais acessíveis às organizações, sua marca pode aproveitá-las para aperfeiçoar os processos e se projetar em direção ao sucesso.

Vantagens na aplicação da inteligência artificial


A inteligência artificial pode transformar diversos setores da companhia. Conheça as vantagens nessa aplicação:

Computação em nuvem


Cloud Computing recebeu o devido reconhecimento pelas empresas brasileiras: estima-se que mais de 80% das organizações do país já se utilizam dos sistemas de armazenamento online. Aplicando a inteligência artificial nos negócios, a computação do tipo Cloud não poderia ficar de fora.

A computação em nuvem permite que as informações do negócio sejam registradas com segurança e torna-as acessíveis a qualquer dispositivo. Com a incorporação da inteligência artificial, a acessibilidade dos mapeamentos feitos pela cloud computing acaba sendo potencializado.

Assistentes pessoais


As assistentes pessoais eletrônicas presentes nos dispositivos móveis e computadores também são produto da inteligência artificial.

Essas agentes conseguem solucionar tarefas simples do dia a dia, como agendamentos de reuniões, recomendação das melhores rotas no trânsito e permitir comandos de voz. Outras interações, como dicas de segurança e realização de pesquisas, também se tornam possíveis.

Com essa ferramenta, seus colaboradores podem ver facilmente como será a agenda diária, verificar horários e locais de reuniões e receber comunicados da empresa diretamente em seus dispositivos.

Atendimento ao cliente


A inteligência artificial desenvolveu aparatos robóticos capazes de interagir com os consumidores. O serviço de atendimento pode ser gerido pelas atendentes eletrônicas, chat de interação online, diminuindo a necessidade de pessoal no setor e fazendo uma espécie de triagem das solicitações.

A chamada computação cognitiva, ou seja, a capacidade da máquina de realizar atividades de execução e aprendizado mais íntimas às capacidades humanas — permite o processamento da linguagem. Isso possibilita que o sistema entenda a fala do cliente e faça um atendimento eletrônico, reduzindo o tempo de espera do cliente ao telefone, crítica frequente dos consumidores em relação às empresas.